Powered By Blogger

domingo, 7 de fevereiro de 2016

Resenha: Extraordinário


Autora: R.J Palácio
Editora: Intrínseca
Ano: 2013 (reimpressão, outubro 2015)
ISBN: 978-85-8057-301-5
Sinópse:

Não julgue 
 um livro menino 
pela capa cara 
Há tempos eu vinha ouvindo MUITOS elogios a respeito desse livro "Extraodinário", realmente o título se encaixa muito bem com a história, o contexto, os acontecimentos, na verdade se encaixa com exatamente tudo.
Um livro nota 1000, realmente extraordinário, que retrata a vida de August Pullman, o Auggie, um garoto de 10 anos que nasceu com uma deformidade genética (se é que posso chamar assim sem ofendê-lo rsrs), e até então nunca tinha frequentado uma escola.
Para a maioria das pessoas, chegar e se adaptar em uma escola nova já é difícil, imaginem uma criança, que jamais frequentou, e além de tudo, tem um rosto totalmente fora dos padrões exigidos pela sociedade, que no caso sempre preza por perfeição.

A mãe de Auggie decide que ele precisa enfrentar os problemas e ir á escola, Auggie de início fica espantado e recusa o querer da mãe, por outro lado o pai discorda dela e fica do lado do filho, porém acabam entrando em acordo e levam Auggie para conhecer a escola, antes mesmo de começar as aulas.
Sr. Buzanfa, o diretor da escola recebe Auggie muito bem, o que Auggie não esperava, era que o diretor havia chamado três alunos da escola (Julian, Jack, Charlotte) para dar as boas vindas a Auggie, e levá-lo para fazer um passeio pelas salas, laboratórios e partes interessantes do colégio, e é aí que já começa os constrangimentos, Julian começa a fazer perguntas indiscretas sobre o rosto de Auggie, perguntando o que aconteceu e coisas do tipo, enfim, começa as dificuldades..

Mesmo com seu problema, August é uma criança super inteligente (ama ciências), bem humorado (faz piada dele próprio), tem um coração imenso, e conquistou várias pessoas, principalmente os leitores de "Extraodinário", e além de tudo tem um leve sarcasmo, digamos que inocente.
Auggie tem uma irmã mais velha, que o ama muito porém sofre também por conta de seu problema, se sente constrangida, por em alguns momentos ser conhecida como "a irmã do garoto deformado", e de certo modo se sente ridícula por ás vezes ter vergonha do irmão.

O livro é dividido em partes narradas por Auggie, e por amigos, ou seja, podemos ver o lado de cada um, reconhecer sentimentos e a visão de quem anda com ele, de quem faz parte de sua vida, e também os sentimentos do próprio August.
É um livro intenso, o drama envolve muitos sentimentos bons, e faz despertar a emoção de quem mergulha na história. Recomendado para todas as idades.
Mil bjs!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário